O verdadeiro significado de brega está relacionado à música com grande apelo sentimental, muito romantismo e letras simplórias. Alguns ícones que podem muito bem representar esse gênero são: Reginaldo Rossi, Amado Batista e Wando.
Hoje o termo "brega" está também associado ao vestuário, que significa algo de mau gosto, deselegante, antiquado.
Acontece que para roupa essa comparação de brega está ficando fora de moda, está decaíndo nos dias atuais porque cada vez mais estilistas têm resgatado modelos de roupas de décadas atrás para as vitrines, mudando quase nada. Outro dia mesmo comprei uma blusa que foi fabricada nos anos 70 e que facilmente poderia, se eu quisesse, dizer que comprei ontem na C&A.
Alumas cidades do sul do país adotam a moda de corpo e alma, tanto que se você usa algum acessório nunca antes visto por lá é considerada "brega", causando motivo para risinhos disfarçados ou descarados mesmo, ou seja, se considere piada pronta.
Há controvérsias em outros lugares, às vezes as pessoas te param na rua ou no shopping pra perguntar onde você comprou a blusa ou o sapato que está usando.
Comigo acontece as duas coisas. Ou as pessoas gostam ou debocham.
Se o brega significa deselegante, mau gosto, antigo e exagerado, tudo bem que fique lá no meio musical, mas não cabe mais no mundo da moda. Ou então eu sou deselegante por usar o chapéu da minha avó, ou por não gostar de sandálias com pedraria e brilho que estão bombando nas lojas?
Claro, se você sair na rua vestida de Carmem Miranda ficará caricata. Penso que o exagero ou tudo que é demais, nunca é saudável, em todos os aspectos, e existe o vício da moda convenhamos. Entretanto se tudo que você usa e gosta, por mais esquisito que pareça, te faz feliz de forma a não prejudicar a si e outros, ainda assim está dentro do aceitável.
Hoje minha inspiração foi nos xales do século XVIII, acho lindo sobre aqueles vestidos de época. Este eu encontrei num bazar beneficente aqui em Campinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário