Quando eu fazia faculdade a única matéria que eu não gostava era fotografia, a professora não ajudava tomar gosto pela coisa e manusear a câmera naquela época era tão desinteressante, meus projetos eram outros, então me conformava com a média. Hoje vejo o quanto essas aulas me fazem falta. Aprendo na raça muito sobre iluminação, foco, e a tal da câmera que por mais simples é preciso configurar e testar várias formas de se fazer uma boa foto.
Hoje parei todos os meus temas que tenho em mente e a maioria listados, para falar sobre fotografia.
A fotografia frustra, é preciso fazer vinte fotos para se aproveitar uma ou duas. Hoje eu entendo quando uma pessoa me dizia que a foto dela não estava legal e se podia melhorar no Photoshop (já que trabalho com isso). Poxa vida eu pensava comigo, se a pessoa não se acha bonita, nem na foto vai, milagre não existe. Mas hoje eu retiro esse pensamento porque milagre existe.
Você pode ser como for, determinados ângulos, poses e luz fará com que você atinja seu ideal.
É impressionante como a foto diz tudo sobre tudo. Uma dica de amiga: NÃO tire foto se não estiver num dia bom, estiver estressada, irritada, magoada, porque a foto revela isso, e nada que fizer ficará bom. Por mais que sorria, ficará evidente que o sorriso é externo. Eu já joguei fora muitas fotos e muitos vídeos, primeiro porque o que eu queria transmitir não era o que eu estava sentindo. Teve dia que nem o look montado ficou legal, ficou uma porcaria, e muito evidente na foto. A hora que a gente senta no computador pra selecionar é também a hora de achar todos os defeitos possíveis e impossíveis, e aqueles que só a gente vê e mais ninguém.
A fotografia tem a obrigação de passar o conceito, mas ela por si só não é suficiente, depende de vários fatores, é a roupa, é o dia, é o estado de espírito. Tudo envolvido. E para que tudo dê certo é preciso fazer dar certo. Tem toda uma história por trás e confesso não ser tão simples quanto parece produzir um look e apresentar pra vocês sob o meu olhar e transmitir exatamente aquilo que é pra ser entendido corretamente.
Hoje foi um dia que deu certo, de onze fotos, escolhi cinco. Às vezes a primeira fica boa.
Mas se na centésima foto não conseguir uma que valha a pena, pára tudo porque o jeito é deixar pra outro dia, algo não vai bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário