É estranho mas talvez isso explica minha paixão por roupas vintage. Elas transmitem uma história de outra época e costume.
Pra quem ainda não sabe diferenciar o vintage e o retrô: Vintage são peças que tem pelo menos vinte anos de existência (são originais da época) e que foram conservadas com o passar do tempo.
Retrô são peças que remetem a uma década, mas que foram fabricadas recentemente pela indústria da moda. É uma replica, uma ideia antiga resgatada.
Hoje é comum se confundir, principalmente quando se trata de estilos anos 70 e 80. Por isso, para saber se uma roupa é original antiga deve se levar em conta suas características e aspectos bem como texturas, tecidos e etiquetas.
As roupas vintage geralmente são encontradas em brechós ou no guarda roupa das nossas avós.
Como usar roupa de época?
A dica é: Use uma peça vintage com outra da moda ou tendência. Fica show!
Há quem goste de usar da cabeça aos pés, eu já fiz isso. Mas pra isso tem de estar preparada para críticas e tititis. Use o bom senso. Não é aconselhável se vestir totalmente vintage em ocasiões festivas, cerimoniais ou em alguns cargos no trabalho. Isso porque a própria sociedade impõe um padrão de estilo de acordo com o tempo e tendência.
As roupas são como o vinho, que quanto mais velho melhor fica, basta saber cuidar e armazenar. As que se mantiveram guardadas e conservadas durante anos, são únicas e por isso merecem mais apreço. Elas são indispensáveis no meu guarda roupa. Tenho várias peças que amo e quero compartilhar com vocês. Algumas uso bastante, outras menos, e faço várias combinações.
Sobre alguns preconceitos que as pessoas tem sobre roupas que já foram usadas ou que pertenceram a pessoas que já morreram eu penso que, a roupa é feita de tecido, tecido se lava. A roupa pertence a loja e depois pertence a quem compra ou ganha de presente então ela passa ser sua. Roupas novas precisam ser experimentadas então pela lógica passa por um corpo, por outras mãos por outras pessoas.
Enfim quem tem esse pensamento perde duas oportunidades, a de usar roupas exclusivas pagando menos e a de compartilhar, que é muito importante.
Esses looks a seguir são os que uso muito.
Adoro esta jaqueta vintage. Estilo romântico.
Este tailleur é o que eu mais uso em dias menos quentes ou dias chuvosos. Me sinto super a vontade
nesse conjunto. O tecido é confortável.
Esta blusa é maravilhosa. Gosto de combinar com jeans e esse cinto
da moda Obi belt que marca bem a cintura.
A camisa vintage é de seda mista e com detalhes bordado antigo. Fica bem com tudo.
Esse trench coat também uso muito. Me sinto mais poderosa. Ele é definitivamente lindo e simples.
O clássico xadrez nunca sai de moda, mas esse é vintage!
Com saia também fica legal. Gosto dos botões dela, são enormes.
Todas as peças vintage foram adquiridas no Via Brechó em Campinas.